As aulas de jiu-jitsu já estão dando resultados no Projeto Escolhas, oferecido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e o CREAS para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Os atletas participaram do Campeonato Sul Brasileiro de Jiu Jitsu, que aconteceu em Porto Belo no dia 25 de agosto e conquistaram medalhas. Ao todo, quatro alunos competiram, conquistando quatro medalhas, duas na categoria infanto-juvenil e duas na categoria adulto.
A orientadora social do CREAS Daiana Rafaela Bach destaca que o projeto tem contribuído para o Município de Porto Belo e principalmente na vida dos jovens participantes, que já apresentam melhoras. “O Projeto auxilia nas escolhas, promovendo atenção socioassistencial e acompanhamento os adolescentes e jovens com determinação judicial, buscando a ressignificação de valores, a construção de um projeto de vida e melhora no convívio sócio-familiar. Observamos, a partir de conversas com pais e responsáveis, que a partir do momento em que começam a frequentar o espaço da oficina e participar dos grupos, há uma melhora, e que eles tem aderido a tudo o que é repassado através do Projeto. Isso nos deixa muito orgulhosos” – explica a orientadora.
O professor Paulo Machado, faixa preta em Jiu Jitsu, agradeceu não apenas o Governo Municipal através do CREAS mas o próprio Ministério Público, que acreditou e é parceiro do Projeto Escolhas. “Acredito que quem recebeu a maior medalha foi a sociedade, uma vez que é visível e notável a mudança no comportamento destes adolescentes. Destacamos sempre através de nossos encontros que é importante que sejamos vencedores, mas principalmente fora dos tatames” – conta o professor.
Participam do Projeto Escolhas, jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade no Município de Porto Belo. O objetivo do projeto através das aulas de jiu jitsu e outras atividades é mudar a visão que estes jovens tem do mundo e principalmente, apontar os caminhos para o bem e transformar as suas vidas.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo