O primeiro dia da mostra de cinema “Nueva Mirada”, realizado em Porto Belo nesta segunda-feira, 15, levou alunos do 1 ao 5 da escola Olinda Peixoto para uma experiência pelas produções audiovisuais. A programação faz parte da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”, e segue até sexta-feira, dia 19, com 10 produções entre longas e curtas-metragens disponibilizadas gratuitamente para o público.
Os alunos tomaram conta do auditório da Câmara de Vereadores, no Centro, para assistir o longa-metragem “Kerity, a mansão dos contos”, uma produção francesa e que faz parte da programação disponibilizada pela Prefeitura de Porto Belo. As sessões são destinadas a crianças e jovens e os materiais são inéditos, não costumam passar pelos circuitos comerciais.
São disponibilizadas quatro sessões por dia e, entre os temas da Mostra Nueva Mirada, estão companheirismo, solidariedade e responsabilidade, que fazem parte das histórias dos personagens dos diversos hábitos e culturas. Além disso, é também uma oportunidade dada às produções que circulam pouco pela cena comercial, um estímulo aos produtores com a valorização e acessibilidade a esses materiais.
A atividade é fruto de parceria entre a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação de Cultura, Secretaria de Educação, e o Sesc (Serviço Social do Comércio), de Tijucas, com apoio da Câmara de Vereadores. A mostra traz produções de países como Sri Lanka, Alemanha, Dinamarca, França e Suécia. A mostra itinerante é uma oportunidade de mostrar um pouco do Festival de Cinema Nueva Mirada, que ocorre na Argentina.
Programação
Local Câmara de Vereadores
16, 17,18 e 19 de Junho
8h: Kerity, a mansão dos contos (França, 2009, 80 min.)
10h: Kerity, a mansão dos contos (França, 2009, 80 min.)
13h30: Curtas-metragens: Curta Estreia, Boboleta, Apollo, Munggi, Nunca Mais, Menina da chuva, Imago, Bach, O Peixinho
15h: Curtas-metragens: Curta Estreia, Boboleta, Apollo, Munggi, Nunca Mais, Menina da chuva, Imago, Bach, O Peixinho
Prefeitura Municipal de Porto Belo