A Costa Esmeralda debateu na última quarta-feira, 23, as principais diretrizes que compõem o cenário turístico da região. Oficinas e palestras fizeram parte da segunda edição do Seminário de Turismo da Costa Esmeralda. O encontro reuniu gestores das prefeituras de Porto Belo, Itapema e Bombinhas, empresários e acadêmicos do setor turístico e contou também com a participação de representantes de Florianópolis e Bonito, no Mato Grosso do Sul.
O destaque da programação foi a palestra com o professor da Universidade Federal de São Paulo, doutor em turismo, Mario Carlos Beni. O docente abordou as tendências e realidade brasileira no setor. Além de adquirir conhecimento com a série de palestras realizadas durante o dia, os credenciados tiveram contato com destinos turísticos que deram certo, por meio do talk show Casos de Sucesso.
Realizado pelas prefeituras de Porto Belo, por meio da Fumtur (Fundação de Turismo de Porto Belo), Bombinhas e Itapema, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o seminário foi criado para discutir com os diversos setores as perspectivas do turismo de forma local e global.
O diretor de Turismo da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Clayton Castilho Gomes esteve presente no evento e ressaltou a importância da iniciativa privada para o sucesso do destino turístico. Durante almoço com os prefeitos de Porto Belo, Bombinhas e Itapema, foram discutidas diretrizes para o funcionamento do Conselho de Turismo, que será planejado em parceria com o Sebrae, para que seja elaborado um plano de ações que aproximem a gestão pública e iniciativa privada.
O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, destaca a importância do seminário para fornecer novas visões ao comércio turístico da região. “É preciso que os três municípios que compõem a Costa Esmeralda atuem de forma integrada para estimular o cenário turístico. Os debates e palestras agregam conhecimento e um novo olhar para quem atua no ramo”, ressalta Evaldo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo