PORTO BELO – Oficina de cerâmica atinge 150 alunos

PORTO BELO – Oficina de cerâmica atinge 150 alunos

As oficinas de cerâmica têm dado o que falar em Porto Belo. Dos quase 800 oficineiros que fazem parte do projeto promovido pela Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação da Cultura, 150 participam das aulas de cerâmica. Eles conhecem todo o processo de produção que vai desde a modelagem da argila até a queima e pintura das peças.

Além das três aulas oferecidas todas as quintas-feiras na sede da fundação, um grupo de mulheres participa do aprendizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). E de quinze em quinze dias, a professora Patrícia Estivallet realiza uma das aulas aos usuários da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), no Centro de Porto Belo.

Melanie Meier, aluna da oficina realizada no período da manhã, relata o amor pela descoberta da nova atividade. “Também participava da oficina de costura criativa, mas agora não quero fazer outra coisa além de cerâmica”.

Patrícia Estivallet, artesã e professora da oficina de cerâmica, destaca a importância que as aulas têm para o desenvolvimento dos alunos. “Com as crianças, a exigência estética é deixada um pouco de lado para que seja estimulado o desenvolvimento da motricidade e a criatividade”, explica.

A oficina de cerâmica se junta a outras oito modalidades disponibilizadas pela Prefeitura de Porto Belo. Entre elas, a de costura criativa, teatro, violão, coral e capoeira. Qualquer pessoa do município pode participar, basta entrar em contato com a Fundação da Cultura pelo telefone (47) 3369-8969 e realizar a inscrição para a modalidade de interesse.

A presidente da Fundação da Cultura, Fabiana Kretzer, se mostra empolgada com o trabalho realizado durante as aulas de cerâmica. “Esta é mais uma linguagem artística que a fundação oferece e que influencia na construção de novas visões do coletivo”, afirma.

Prefeitura Municipal de Porto Belo