Cumprindo a Lei N 2345, de 23 de dezembro de 2015, que trata do bem estar animal, a Administração do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde adquiriu nesta semana 500 unidades de micro-chips para identificação animal. A inserção do micro-chip será realizada em cães e gatos e iniciará com os próximos animais a serem castrados gratuitamente no Centro de Castração, mantido pela Secretaria de Saúde no Município. A entrega das primeiras unidades ao Centro de Castração aconteceu nesta quinta-feira (08), junto com outros materiais de necessidade do espaço.
O prefeito do Município Emerson Stein destaca que esta é uma medida que foi prevista em Lei no ano de 2015 e que ainda não havia sido cumprida. “Estamos respeitando aquilo que estava previsto em Lei. O projeto tem como objetivo cadastrar os animais num sistema, facilitando assim a identificação dos mesmos” – diz o prefeito. Emerson ainda destaca que o sistema armazenará os dados do proprietário dos animais, que será responsabilizado em possível abandono.
A secretária de saúde Jainara Nordio diz que este é um grande avanço para o Município, que busca diminuir a população de animais de rua. “Temos um grande número de animais que são abandonados por seus donos, por inúmeros motivos. Com a identificação dos animais, conseguiremos responsabilizar o proprietário em casos de abandono e conscientizá-lo sobre os cuidados com os animais de estimação” – diz a secretária.
Os chips serão implantados inicialmente nos animais que forem castrados, não havendo a necessidade de procurar, neste primeiro momento, o Centro de Castração para implantação. Conforme a Administração adquirir mais unidades, outros sistemas de implantação serão criados.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo