A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Porto Belo alerta os proprietários de equinos sobre as novas regras para o deslocamento dos animais em território catarinense. As novas medidas ocorrem em função da detecção de mormo, doença identificada em São Cristovão do Sul, centro-oeste de Santa Catarina.
O mormo é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Burkholdeira mallei, que pode se apresentar na forma aguda ou crônica. A mais comum em equinos é a crônica, que acomete a pele, fossas nasais e sistema respiratório. Em casos clínicos humanos a letalidade é alta, e a infecção ocorre por conta de contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como através de objetos contaminados pela bactéria. As pessoas que tiverem contato com animais com suspeita ou infectados devem procurar os serviços de saúde pública.
Para o transporte de equinos, passa a ser obrigatório a apresentação de exame negativo de mormo, realizado por médico veterinário autônomo cadastrado junto à CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina). Os proprietários interessados em realizar o exame devem procurar o escritório da CIDASC.
Mais informações: (47) 3369-4111 Ramal 254 | Secretaria de Agricultura e Pecuária de Porto Belo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo