Foi divulgado no início deste mês de novembro um estudo realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras em relação ao ano de 2018.
A pesquisa buscou apontar a autonomia, gasto com pessoal, liquidez, investimentos e índice geral IFGF do Governo Municipal.
Porto Belo apresenta dados positivos na maioria dos indicadores, já que três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal com dificuldade ou crítica e um terço das cidades do país não se sustentam, apresentando baixo índice na liquidez.
O Município está entre os municípios que “se sustentam”, ou seja, tem autonomia positiva em relação ao que é arrecadado e os gastos fixos. A média de Porto Belo em relação a autonomia é de 1.0000, sendo que é considerado excelente os índices superiores a 0,8.
O Município também apresenta pontuação positiva em relação aos investimentos realizados em 2018, com pontuação de 0,6534, sendo considerada boa gestão. Também considera-se boa gestão no índice de liquidez, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte, alcançando pontuação de 0,7372, sendo o melhor resultado desde 2014.
Em relação ao IFGF (índice Ferjan de Gestão Fiscal), que gera a pontuação geral, em análise às contas das cidades através dos indicadores, Porto Belo alcança 0,7467, sendo considerada boa gestão, obtendo o melhor resultado desde 2015.
O único índice que ainda aponta dificuldade em Porto Belo é o gasto com pessoal, que atinge 0,5962, precisando estar acima de 0,6 para ser considerado positivo. Mesmo nesta situação, o Município alcançou em 2018 o melhor índice desde 2015, indicando constante crescimento.
Os dados são constituídos com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Porto Belo atingiu a 407ª posição nacional no ranking do IFGF, e a 75ª posição no Estado de Santa Catarina, ficando à frente de Municípios como Brusque (100º), Itajaí (102º), Tijucas (112º), Blumenau (144º) e Florianópolis (202º).
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo