Autoridades municipais de reúnem para cumprir determinação do MP enviadas aos municípios afetados.
O Município de Porto Belo, acatando a determinação do Ministério Público de Santa Catarina enviadas a 82 municípios catarinenses onde foram identificados focos do mosquito aedes aegypti e casos confirmados de dengue, tem avaliado as ações já realizadas e programado novas atividades de combate ao mosquito.
A determinação do Ministério Público prevê o condicionamento da concessão ou renovação de licenças para empreendimentos que realizam atividades como ferros-velhos, transportes de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias e outros. Todos os estabelecimentos do grupo citado estão sendo vistoriados e caso não estejam adequados, principalmente quanto aos cuidados com a dengue, estão sendo notificados, podendo ter suas licenças canceladas.
O Município já tem realizado inspeções regulares em residências e comércio através da vigilância sanitárias e vigilância epidemiológica, contando também com o apoio das agentes de saúde e Corpo de Bombeiros Militar. Os trabalhos continuam também e forma mais intensa através de mutirões de limpeza que ocorrem em locais com maior número de focos.
Até o dia 30 de março foram identificados 10.889 focos do mosquito Aedes Aegypti em 165 municípios catarinenses, representando um aumento de 57% do número de focos identificados no mesmo período em 2018.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo