O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica realizou na última quinta-feira (18) uma capacitação com agentes de endemias, sobre emergências e implicações para o Município. Um dos assuntos principais foram as arboviroses, doenças transmitidas por insetos como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.
A coordenadora da vigilância epidemiológica Patrícia de Araújo destaca que todas as informações repassadas aos agentes de endemias foram adquiridas no Conasems em Brasília, que capacitou gestores e técnicos em saúde para que as informações pudessem chegar aos Municípios. Além das arboviroses, o Encontro Nacional também tratou do Programa Aedes da Mira. “Capacitar os agentes é prepará-los para um trabalho de qualidade, é a forma mais certa de manter o Município longe da arbovirose” – explica a coordenadora.
A agente de endemias Gabriele Silva Lima reforça a importância da capacitação para dar mais segurança aos agentes nas ações, principalmente de combate ao mosquito aedes aegypti.
Os agentes puderam entender um pouco mais sobre a adaptação do mosquito aedes aegypti ao ciclo urbano, a interferência do aumento no tráfego internacional de pessoas e produtos nas arboviroses, como o desmatamento e as urbanizações rápidas e descontroladas interferem na proliferação do mosquito e outros assuntos.
Foto: Vigilância Epidemiológica PMPB
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo