Geladeiras decoradas levam livros às praças e pontos públicos para uso da comunidade.
Como forma de incentivo à leitura, o Governo do Município de Porto Belo através da Fundação Municipal da Cultura e Biblioteca Municipal Donato Ananias D’Almeida deu início nesta quinta-feira (31) ao projeto Descongelando Saberes, que trata da distribuição de geladeiras decoradas, contendo livros, em pontos de convivência de todos os bairros do Município.
A presidente da Fundação da Cultura Cristiani de Jesus destaca a alegria de toda a equipe em poder colocar este projeto em prática, que contou com imenso apoio da comunidade, através da doação das geladeiras e livros. “É imensurável a alegria que a equipe da Fundação está sentindo em levar para todos os bairros livros novos e semi-novos em geladeiras, em grande parte doados pela comunidade, que quer ver o fomento da leitura. Todos os bairros serão contemplados, e cada geladeiras é decorada com uma pintura, que faz referência ao bairro” – explica a presidente. A arte das geladeiras, fazendo referência aos bairros, foi feita voluntariamente pelo artista plástico Irmão Lucas.
A gestora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Clube do Cebolinha Terezinha dos Anjos Pereira diz que a ideia é uma realização. “Penso que é pela leitura que a criança se desenvolve e se torna um bom escritor” – diz a gestora.
O projeto prevê a distribuição de 23 geladeiras e mais de 500 exemplares de livros para a comunidade. Todas as pessoas podem fazer uso dos livros e inclusive levar para a casa, devolvendo para a geladeira após a leitura. A comunidade também pode fazer doação de livros literários para o projeto e para a Biblioteca Municipal na Fundação Municipal da Cultura, localizada na Avenida Francisco Severiano dos Santos, no bairro Vila Nova.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo