PORTO BELO – Porto Belo faz a maior caldeirada de frutos do mar do Brasil

A ideia da prefeitura de Porto Belo de entrar no calendário das festas de outubro parece ter dado certo. A expectativa dos organizadores era de que 30 mil pessoas passassem nas tendas do 1 Festival do Camarão, nos três dias de festa. Mas até o meio-dia de domingo, esse número já tinha sido superado. E muita gente ainda chegava para conhecer a principal atração: a caldeirada de frutos do mar. Foram distribuídos 5.637 quilos de um dos pratos típicos de Porto Belo, o que pode fazer a cidade entrar no livro dos recordes o Guiness Book.

>> Veja o vídeo que mostra como a caldeirada foi servida ao público

Quem provou, gostou. A família do serralheiro Edinho de Oliveira aprovou a caldeirada. Ele e a esposa, Ivone Aparecida de Oliveira, elogiaram os chefs responsáveis pelo prato.

O tempero está muito bom. A caldeirada é uma tradição aqui em Porto Belo e a ideia de fazer isso na festa foi muito boa comentou Edinho.

O prato, que foi distribuído gratuitamente, foi preparado por dois chefs da cidade, acostumados a fazer a receita José Carlos da Silva, o Zeca, e Si Marujos. Um desafio e tanto, mesmo para quem está acostumado a cozinhar para pelo menos mil pessoas.

Trabalhamos três dias para acertar o tempero e deixar tudo mais ou menos pronto para chegar e cozinhar conta Zeca.

Para fazer tanta comida ao mesmo tempo, os chefs contaram com a ajuda de Alcides Vieira, o Baio, um dos responsáveis pela construção da panela especial de ferro fundido, feita em Joinville e que tem 12 toneladas. É ele quem diz quando a panela está quente, se precisa ou não colocar mais lenha na fogueira. A partir do momento em que ela está aquecida, pode manter o ponto de fervura até duas horas depois de apagar o fogo.

Já fizemos muitos pratos na panela, como feijoada e carreteiro. Mas caldeirada de frutos do mar é a primeira vez disse Baio.

Para ser servida ao público foi necessário o uso de uma retroescavadeira que teve uma concha gigante acoplada na pá. A engenhoca retirava o alimento de dentro do caldeirão e o despejava em panelas menores para que fosse colocado nos pratos dos visitantes.

Calendário

O Festival do Camarão já está confirmado no calendário das festas de outubro de Santa Catarina. Pelo sucesso da festa, a organização já disse que, em 2014, aumentará o evento de três para cinco dias. A data será mantida, até porque 13 de outubro é dia do aniversário de Porto Belo. Neste ano, a cidade comemorou 181 anos de emancipação.

Aproveitamos o fato do aniversário, juntamos com a grande produção de pescado que temos aqui e com a tradição da caldeirada. Acho que foi uma fórmula que deu certo e queremos repetir no ano que vem comentou o secretário de Turismo, Antonio Carlos Lopes, o Cacau.

Receita
Caldeirada de frutos do mar
(Porção para 4 pessoas)

Para cada litro de água*

300g de tomate picado
300g de cebola picada
50g de pimentão picado
40ml de óleo
14g de alho picado
10g de sal
200g de lula limpa cortada em anéis
200g de cação cortado em cubos
100g de carne de siri limpa
200g de camarão limpo
100g de marisco pré cozido miolo
150g de polvo pré cozido cortado em cubos
1 cálice de cachaça artesanal

Modo de fazer

1. Refogue a cebola e o áleo no óleo. 2. Acrescente o cálice de cachaça para flambar. 3. Coloque o pimentão, tomate e sal. 4. Deixe refogar por três minutos. 5. Coloque a água e deixe ferver. 6. Em seguida, adicione o polvo, lula, cação, carne de siri, o marisco, e por último o camarão. 7. Deixe cozinhar por 10 minutos. 8. Acrescente os demais temperos a gosto.

* Segundo chef José Carlos da Silva, o Zeca, foram usados 5 mil litros de água. Portanto, eis os números totais dos ingredientes:

1,5 mil kg de tomate picado
1,5 mil kg de cebola picada
200 litros de óleo
70 quilos de alho picado
50 quilos de sal
1 mil kg de lula
1 mil kg de cação
500 kg de carne de siri
1 mil kg de camarão
500 kg de marisco
750 kg de polvo
5.000 cálices de cachaça artesanal

Foto: festival,camarão,porto belo,evento,caldeirada / Agencia RBS
Fonte: Julimar Pivatto – julimar.pivatto@osoldiario.com.br – O SOL DIÁRIO