O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, assinou nesta quarta-feira, 5, a ordem de serviço para a implantação da coleta seletiva no município. A partir do dia 17, todos os bairros serão atendidos pelo programa. O contrato prevê ainda conscientização ambiental nas escolas a partir de segunda-feira, 10.
O novo modelo do serviço foi apresentado para moradores, lideranças comunitárias e ambientalistas. Participaram do lançamento ainda o presidente da Câmara de Vereadores, João Mendes. A empresa Mais Eco ficará responsável pelo serviço e também pela conscientização dos moradores. O cronograma de implantação do programa prevê o começo do recolhimento dos resíduos a partir do dia 17.
Todos os bairros de Porto Belo serão atendidos semanalmente pela coleta, com exceção do Sertão do Valongo, que terá recolhimento quinzenal devido ao volume pequeno de lixo. O material recolhido terá destinação correta. O responsável pela Mais Eco, Germano Raimundi, explica que a coleta necessita de constante divulgação e participação popular. O trabalho nas escolas será fundamental para a criação do hábito da coleta desde cedo, Germano.
Para o prefeito, o novo modelo atenderá todos os bairros e não apenas uma parcela dos moradores. “Realizamos um processo que contempla todos os moradores de nossa cidade. Queremos conscientizar a todos da importância de diminuir a produção de lixo. Assim preservamos o meio ambiente para o futuro e diminuímos os custos com o descarte do lixo comum”, destacou o prefeito.
O presidente da Famap (Fundação do Meio Ambiente), Nelson Ricardo Passos, explica que além da coleta nos dias pré-determinados, haverá postos para entrega dos recicláveis. “Nos próximos dias a empresa instalará postos de entrega voluntária em todas as comunidades”, esclareceu.
Itinerário da coleta a partir do dia 17
Segunda-feira
Centro e Araçá
Terça-feira
Perequê (Praia)
Quarta-feira
Perequê (Jardim Dourado e Jardim Regina)
Quinta-feira
Vila Nova
Sexta-feira
Alto Perequê, Santa Luzia, Sertão de Santa Luzia e Sertão do Valongo
Prefeitura Municipal de Porto Belo