O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde deu início nesta terça-feira (03) aos atendimentos de acupuntura através do Sistema Único de Saúde – SUS. Os encaminhamentos poderão ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Caps, Centro de Fisioterapia e Reabilitação e na Farmácia Central. Na próxima semana devem ser iniciados também os atendimentos de Reiki.
A secretária de saúde Jainara Nordio explica que os atendimentos para acupuntura e posteriormente para Reiki serão realizados na sala de PICS – Práticas Integrativas e Complementares, anexo ao Centro de Fisioterapia e Reabilitação, no prédio da Secretaria de Saúde. “Iniciaremos os atendimentos com estas duas práticas e posteriormente, com uso dos nossos profissionais da Rede, pretendemos ampliar o número de práticas ofertadas dentro do SUS no nosso Município. Para nós este início já é um grande avanço” – destaca a secretária.
A farmacêutica e acupunturista Pâmela Viana Melo, que realizará os atendimentos com acupuntura no Município, explica que os tratamentos podem ser voltados para asma, stress, depressão, ansiedade,bipolaridade, fibromialgia, enxaqueca, parkinson, pressão alta, diabetes, dores na coluna e outros problemas. “Vamos iniciar os atendimentos de acupuntura duas vezes na semana e os pacientes serão encaminhados por profissionais qualificados nas Unidades de Saúde” – explica.
O prefeito Emerson Stein esteve na sala de PICS no primeiro dia de atendimento e parabenizou toda a equipe pelo comprometimento em sempre buscar fazer mais pela saúde da cidade. “Nossa população merece sempre o melhor e nós continuaremos lutando, pela saúde pública em nossa cidade. As práticas Integrativas e Complementares auxiliam, acima de tudo, na diminuição do uso de vários medicamentos, que podem prejudicar a saúde das pessoas em outras questões” – alerta o prefeito.
A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa, que consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo,visando restabelecer o equilíbrio e assim prevenir e promover saúde e bem estar para o paciente. O primeiro paciente da sala de PICS foi Claudenir Gubertt, 52 anos, para tratamento de dores crônicas.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo