Índice apresenta dados positivos em relação aos trabalhos desenvolvidos com a primeira infância
O Município de Porto Belo aparece em primeiro lugar no Imapi – Índice Município Amigo da Primeira Infância, elaborado por pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB), associada à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com apoio da Bill & Melinda Gates Foundation, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e o Ministério da Saúde. O índice foi criado para descrever os contextos municipais, favoráveis ao desenvolvimento na primeira infância no Brasil.
De acordo com o índice, a adesão ao Programa Criança Feliz é um dos indicadores de ambiente favorável ao desenvolvimento infantil nos municípios. Porto Belo alcançou 59 pontos no desempenho geral, ficando em primeiro lugar no Estado de Santa Catarina e no 42º lugar em relação ao ranking Nacional.
O Município também alcançou 59 pontos no desempenho da saúde na primeira infância, 33 pontos em relação à nutrição, 95 pontos em cuidado responsivo, 88 pontos em aprendizagem inicial e 19 pontos em segurança e proteção.
O Governo do Município de Porto Belo foi o primeiro do Estado de Santa Catarina a aderir ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal, o que possibilita um melhor acompanhamento das gestantes e crianças enquanto primeira infância, desde a alimentação, desenvolvimento físico e intelectual e educação. Atualmente o Município atende 100 pessoas, entre gestantes e crianças.
O Imapi utiliza indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços dos Governos e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil.
OBS.: Foto feita antes do período de pandemia.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo