O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizou nesta quinta-feira (24) uma reunião de esclarecimentos sobre o Censo Agro 2017, que deve começar no mês de outubro na cidade. A reunião contou com a presença de membros da Comissão Municipal de Geografia Estatística, composta por representantes de entidades Municipais, tendo como foco representantes do Poder Executivo.
O objetivo da Comissão é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no Município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, além de divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.
Durante o encontro, foram apresentados os mapas Municipais que auxiliarão na coleta de dados e as necessidades de apoio para a execução da pesquisa.
De acordo com Eurico Campos, chefe da Agência do IBGE em Itajaí, é preciso saber o que se produz na cidade, o tamanho da área, maquinário utilizado e outros, afim de ajudar a própria sociedade a desenvolver políticas públicas para este segmento. “Pedimos que as pessoas recebam nossos colaboradores, repassem as informações necessárias e repassem com veracidade, pois temos como objetivo retratar a realidade. Estas informações auxiliarão em série de fatores futuros. Lembramos que nossos pesquisadores estarão todos identificados, com colete e material com emblema do IBGE e não há riscos” – reforça.
O último levantamento realizado na área foi em 2006, estando as informações com dez anos de defasagem. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores do Município de Porto Belo.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo