Empresários de Porto Belo participaram nesta segunda-feira, 18, da oficina de construção do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDTIS). Nesta fase, foi feita a avaliação dos pontos fracos e fortes, análise geral do mercado turístico com diagnóstico do perfil de turista e produtos e serviços oferecidos.
Porto Belo é alvo do projeto desde agosto de 2013, quando começou a ser feito o mapeamento do que o município oferecia. Foram realizadas mais de quarenta visitas a atrativos, meios de hospedagens e estabelecimentos de venda de alimentos e bebidas. Após o diagnóstico, o projeto inclui a definição dos objetivos e estratégias de abordagem e a elaboração de um plano detalhado que promova o desenvolvimento sustentável do turismo.
A ação faz parte do Programa de Competitividade no Turismo (Procomtur), promovido pela Prefeitura de Porto Belo, por meio da fundação de Turismo. O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDTIS) é feito em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As atividades buscam promover a atividade turística com base em diagnóstico do que o município tem a oferecer a quem chega.
Prefeitura Municipal de Porto Belo