PORTO BELO – Porto Belo realiza ação de combate ao fumo nesta sexta

PORTO BELO – Porto Belo realiza ação de combate ao fumo nesta sexta

A Secretaria de Saúde realiza ação contra o tabagismo em três pontos da cidade durante toda a sexta-feira, 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo. A proposta é trocar a carteira de cigarros por frutas durante um pedágio que abordará as pessoas que passarem em frente a Unidade Básica de Saúde do Centro, na avenida Governador Celso Ramos, em frente a Praça da Bandeira.

O pedágio também será realizado em outros dois pontos, sendo um na entrada do bairro Perequê e outro na rótula próxima ao supermercado Koch. A ação será de incentivo a uma vida mais saudável com a distribuição de material informativo sobre os malefícios do cigarro para as pessoas e o planeta.

A grande novidade que marca a data é que o município contará com o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo que oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. “A partir de outubro as pessoas interessadas em parar de fumar poderão participar de grupos onde oferecemos apoio psicológico e terapia com medicamentos”, adianta a enfermeira de atenção básica, Adriane Plitz.

Para a enfermeira realizar ações como esta, informando representa um incentivo para melhorar a qualidade de vida. “Temos que estar sempre promovendo saúde e auxiliando na prevenção de doenças aos moradores de Porto Belo”, comemora.

_____

Mais informações: (47) 3369 6020 I Secretaria da Saúde

Enfermeira Adriane Piltz

Endereço: Avenida Governador Celso Ramos, n 701

Bairro: Vila Nova

Saiba mais:

Doenças associadas ao uso dos derivados do tabaco

A presença de cerca de 4.720 substâncias presentes na fumaça dos derivados do tabaco, faz com que o tabagismo seja responsável por aproximadamente 50 doenças Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes.

Está comprovado que o tabagismo é responsável por:

200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);

25% das mortes causadas por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio;

45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;

85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);

90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);

25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);

As mais recentes estimativas mundiais sobre câncer, divulgadas pelo GLOBOCAN 2008, apontam 12,7 milhões de casos novos e 7,6 milhões de óbitos por câncer no mundo. O tipo com maior mortalidade foi o câncer de pulmão (1,3 milhões de mortes).

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Nas estimativas para o ano de 2010, válidas também para o ano de 2011, são esperados 28 mil novos casos de câncer de pulmão, sendo 18mil homens e 10 mil mulheres Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável.

O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

Em geral, as taxas de incidência em um determinado país refletem seu consumo de cigarros. (Estimativa/2010 Incidência de Câncer no Brasil Inca Ministério da Saúde).

Outras doenças relacionadas ao tabagismo:

hipertensão arterial;

aneurismas arteriais;

úlcera do aparelho digestivo;

infecções respiratórias;

trombose vascular;

osteoporose;

catarata;

impotência sexual no homem;

infertilidade na mulher;

menopausa precoce;

complicações na gravidez;

Porém, ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.

Fonte: http://www1.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atento&link=doencas.html

Prefeitura Municipal de Porto Belo