Porto Belo recebeu neste domingo, 9, o maior transatlântico em atividade no país, o MSC Preziosa. O imponente navio de cruzeiros trouxe para a cidade 4.345 pessoas turistas e 1.390 tripulantes. Essa é a primeira passagem dele pela costa de Santa Catarina. O comandante do navio, Giuliano Bossi, foi o primeiro a trazer um transatlântico para o município, há 16 anos.
O dia ensolarado animou os passageiros dos transatlânticos, que tiveram a disposição feira de artesanato, passeios pela cidade e região e também uma programação especial na Praia do Baixio. A bordo do navio, uma comitiva de autoridades catarinenses participou de almoço com o capitão. Estiveram presentes os deputados federais Esperidião Amin, Rogério Mendonça, o Peninha, o secretário de Estado de Turismo, Valdir Walendoski, o prefeito Evaldo Guerreiro, o vice, Giovanni Voltolini, o presidente da Câmara de Vereadores, João Mendes, e o presidente da Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), Antonio Carlos Lopes, o Cacau. O inspetor-chefe da Receita Federal do Porto de Itajaí, Luís Gustavo Robetti, e coordenador da CESPORTOS/SC, Reinaldo Garcia Duarte.
O discurso do capitão do navio emocionou os visitantes. Giuliano Bossi tem mais de um milhão de quilômetros acumulados ao longo da carreira. Porém destaca que Porto Belo é o porto favorito. Italiano de nascimento, mas brasileiro de coração. Bossi citou escritores da literatura nacional para descrever o carinho que tem por Porto Belo. Sempre lembro com carinho da Ilha de Porto Belo e suas trilhas. Aqui é meu lugar favorito, discursou o comandante. Ele responsável por trazer o primeiro transatlântico que aportou em Porto Belo em 1998.
O primeiro píer turístico do Brasil recebeu a joia da coroa da companhia MSC, o Preziosa. O transatlânticos tem muito luxo e números superlativos. São 333 metros de comprimento, equivalente a três campos de futebol do tamanho do Maracanã, 68 metros de altura e 10 mil toneladas de peso. Inaugurado em 2013, o transatlântico fez a rota Nordeste nos primeiros meses da temporada.
Em dezembro de 2013, a cidade foi contemplada com o primeiro porto turístico do Brasil. Segundo o prefeito Evaldo Guerreiro, os esforços tem sido imensos para finalizar o processo de alfandegamento do píer. Nosso objetivo é colocar Porto Belo em disputa por um mercado que movimenta R$50 milhões anuais e alavancar a economia da cidade, reforça Evaldo.
Para o presidente da Fundação de Turismo, Antonio Carlos Lopes, o Cacau, a vinda da companhia MSC pelo município é resultado de confiança na qualidade dos serviços ofertados na cidade. Com a oficialização da Instalação Portuária de Turismo e o planejamento prévio das escalas, a previsão é que tenhamos um reflexo significativo no turismo de navios em Porto Belo nos próximos dois anos, afirma Cacau.
A programação da Fumtur prevê ainda mais três escalas até o final de março. Dia 13 chega o L’Austral, 264 passageiros, e nos das 11 e 23 será a vez do MS Regatta, com 684 visitantes.
Prefeitura Municipal de Porto Belo