A Prefeitura de Porto Belo recebeu nesta terça-feira, 18, o Plano Municipal de Cultura. O documento foi entregue ao prefeito Evaldo Guerreiro e a presidente da Fundação da Cultura, Fabiana Kretzer, em Itajaí, sede da Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí).
A construção do plano feita pela Fundação da Cultura de Porto Belo contou com a colaboração da EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal) e da Fecam (Federação Catarinense de Municípios). O sistema municipal de Cultura deve ser implantando no município no prazo de um ano após a publicação oficial.
Os debates sobre a situação da cultura começaram em agosto do ano passado com a participação de moradores, artistas e produtores culturais que atuam diretamente no município. A construção passou pelas fases de diagnóstico da situação atual e inventário cultural. Foram criadas ações e objetivos que se transformarão em metas para uma década.
Segundo o prefeito Evaldo Guerreiro, com o plano em mãos, o próximo passo é dar andamento no novo modelo de gestão da cultura no município. Vamos atuar com um plano que valoriza tanto os artistas locais quanto os moradores, que fazem parte da construção da cultura de nossa cidade, ressalta Evaldo.O Plano de Cultura é fruto da intenção do município em implantar um sistema de cultura compartilhada, com a participação dos diversos segmentos sociedade.
Crédito imagem: Bruna Passos/ AMFRI
Prefeitura Municipal de Porto Belo