Numa parceria entre a Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo e o Sesc, acontece nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro o “Sonora Brasil”, que traz para o município shows nacionais gratuitos. Nos três dias, as apresentações acontecem a partir das 19h30, no Centro Cultural Palco das Artes Bento Irício da Silva. Antes, às 18h, acontecerão apresentações das oficinas culturais.
O “Sonora Brasil” que chega em Santa Catarina este mês traz grupos do Nordeste e Sudeste brasileiro, que apresentam a música como expressão de atividades laborais do campo e da cidade. Em Porto Belo se apresentarão: dia 3 (sábado), as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa; dia 4 (domingo), as Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente; dia 5 (segunda-feira), as Quebradeiras de Coco Babaçu. Todas as atrações são de classificação livre e gratuitas.
A mostra dedicada aos cantos de trabalho integra a 18 edição do Sonora Brasil Formação de Ouvintes Musicais, projeto nacional do Sesc, que tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O biênio 2015/2016 tem como temas Cantos de trabalho e Violas Brasileiras, que circulou pelo Estado em 2015. O Sonora Brasil promoveu no ano passado 430 concertos em mais de 120 cidades brasileiras. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes.
Fotos: Marco Vasconcelos – Frederico Ishikaw – Robson di Almeida
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema