A Prefeitura de Porto Belo através da FAMAP – Fundação Municipal do Meio Ambiente, retomou nesta terça-feira (18) os serviços de Coleta Seletiva de Lixo na cidade. A coleta havia sido suspensa no mês de março após rompimento do contrato com a empresa que realizava o recolhimento.
Os serviços foram retomados pelo bairro Perequê, região da praia, já que para facilitar a participação da comunidade, a Famap optou por manter o calendário antigo. Nas segundas-feiras a coleta será realizada nos bairros Araçá e Centro, terças-feiras no bairro Perequê (praia), quartas-feiras no Perequê, Jardim Dourado e loteamento Jardim Regina, quintas-feiras no bairro Vila Nova e sextas-feiras nos bairros Santa Luzia, Sertão de Santa Luzia e Sertão do Valongo. A coleta no bairro Sertão do Valongo será realizada a cada 15 dias.
A empresa vencedora do Processo Licitatório foi a Reciclagem NMJW – ME, que já atua em cidades da região.
A presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente Ana Paula Bunn ressalta que todo o processo licitatório foi realizado de forma ágil e responsável, sabendo da importância de os serviços serem retomados o quanto antes. “Após rompimento do contrato com a empresa anterior, buscamos refazer as exigências para uma nova contratação. Havia a necessidade de incorporar à coleta seletiva o recolhimento de móveis, eletrodomésticos e rede de pesca e a empresa já deveria possuir um local adequado para o descarte destes materiais.” – diz a presidente.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein destaca a importância de a Administração retomar os serviços com mais qualidade e por um valor inferior ao que vinha sendo pago, mostrando a responsabilidade no uso do dinheiro público. “O contrato com a nova empresa custará aos cofres públicos aproximadamente R$8mil a menos do que vinha sendo pago e os serviços foram melhorados. Vivemos numa cidade com forte vocação para a pesca que não poderíamos contratar uma empresa que não se responsabilizasse pelo recolhimento das mesmas. Levantamos também a questão dos móveis, que muitas vezes são abandonados de forma irresponsável nas calçadas e terrenos baldios. Agora vamos trabalhar para que ainda mais pessoas possam aderir a coleta seletiva e se conscientizar sobre a importância de reciclar o lixo.” – reforça o prefeito.
A FAMAP informa que nas próximas semanas divulgará a forma como ocorrerá a coleta dos móveis, eletrodomésticos e redes de pesca, que ainda está sendo organizada com a empresa contratada.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo