O Município de Porto Belo sediou nesta segunda-feira (30) a primeira Conferência Intermunicipal da Cultura, que integrou os três municípios da Costa Esmeralda: Porto Belo, Itapema e Bombinhas. O objetivo de realizar a Conferência de forma conjunta, foi discutir e planejar iniciativas culturais em conjunto. A ideia é promover a colaboração e o compartilhamento de recursos, conhecimentos e experiências, criando uma abordagem regional mais holística para a cultura.
Além da discussão dos eixos, a programação contou com a palestra “Diretrizes à Cultura”, com Vanderlei Lazzarotti, aprovação das propostas e eleição dos delegados para a etapa estadual.
A presidente da Fundação da Cultura de Porto Belo Cristiani de Jesus destaca a importância de momentos de discussão. “Ao trabalhar em conjunto, os municípios podem contribuir para a criação de uma identidade regional única e distintiva. Esse momento é essencial para coordenar esforços, promover a diversidade cultural, preservar o patrimônio e promover o desenvolvimento sustentável em uma região, enquanto valoriza e enriquece a vida cultural de seus habitantes” – destaca a presidente.
As discussões foram divididas em cinco eixos, sendo o Eixo 01 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura, Eixo 02 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social, Eixo 03 – Identidade, Patrimônio e Memória, Eixo 04 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Eixo 05 – Economia Criativa, trabalho, renda e sustentabilidade, Eixo 06 – Direito às Artes e às Linguagens.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo