Um ambiente importante está sendo projetado para Porto Belo. O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde está trabalhando no projeto e organização do CIAPA – Centro Integrado de Atenção às Pessoas Atípicas, com objetivo de oferecer atendimento multiprofissional às pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo.
A ideia é que o espaço multifuncional preste atendimentos às pessoas com alguma alteração no funcionamento cognitivo, neurológico ou comportamental, como transtorno do Espectro Autista, pessoas com TDAH, Síndrome de Tourette, Dislexia, entre outros.
O prefeito Joel Lucinda explica que a equipe está dedicada em tirar este projeto do papel e virar a chave no desenvolvimento de pessoas com deficiências no Município. “Nós sabemos as dificuldades que temos enfrentado em relação aos atendimentos de pessoas atípicas, mas toda a equipe da Secretaria de Saúde está dedicada em colocar este projeto em prática e mudar a realidade para tantas famílias do nosso Município” – destaca o prefeito.
Através do Centro Integrado de Atenção às Pessoas Atípicas, o Município buscará oferecer mais serviços e ampliar a demanda de atendimento, principalmente daqueles que estão na fila de espera. Inicialmente o Centro funcionará em um espaço locado, contando com Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo e Psicólogo, enquanto o projeto é desenvolvido por completo e até a conclusão da obra definitiva.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo