Porto Belo terá um museu público a partir de outubro. O convênio para a constituição do acervo foi assinado nesta sexta-feira, 31, pelo prefeito Evaldo Guerreiro. A parceria foi firmada com o Instituto Soto Delatorre, que ficará responsável pela montagem do espaço. A parceria com o município terá 20 anos, prorrogáveis por mais 20. O município vai investir R$ 170 mil até 2015.
O primeiro museu dos 181 anos de Porto Belo será criado no prédio onde funciona a Fumtur (Fundação Municipal de Turismo). O cronograma de instalação prevê inauguração para o aniversário do município, dia 13 de outubro.
O prefeito Evaldo destaca o resgate cultural que o museu irá proporcionar. “Teremos um ganho de qualidade no resgate histórico. O acervo do museu terá peças do período pré-colombiano, colonial até a atualidade”, destacou.
Fundado em julho de 2005, o Instituto Cultural Soto Delatorre nasceu com o intuito de criar espaços culturais, cujos principais objetivos são promover a educação e a ciência, e fomentar a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural, garantindo assim grandes benefícios para as gerações futuras.
Esse é o segundo museu de Porto Belo. Desde 2004, funciona o Ecomuseu Univali (Universidade do Vale do Itajaí), instalado na Ilha João da Cunha. O espaço é visitado por moradores, turistas e também por estudantes.
Prefeitura Municipal de Porto Belo