O prefeito Evaldo Guerreiro propôs um protocolo de intenções com representantes de Mafra, em Portugal. A cidade é onde fica Ericeira, região com fortes laços com Porto Belo, tanto que no passado um dos nomes da “vila” chegou a ser Nova Ericeira. O documento oficializa o apoio de atividades bi-laterais entre os dois municípios para desenvolver ações de incentivo ao turismo e a cultura. A proposta de acordo foi realizada durante passagem da comitiva da Costa Esmeralda à cidade de Mafra.
Comerciantes, empresários e gestores de Porto Belo, Bombinhas e Itapema participam, a partir desde a última segunda-feira, 8, de missão empresarial internacional, organizada pelo SEBRAE/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O intercâmbio, viabilizado pelo projeto “Fortalecimento do Turismo e Sol e Praia da Costa Esmeralda” conta com visitas técnicas em Portugal e Espanha. Os integrantes da comitiva terão a oportunidade de conhecer experiências, iniciativas e ações de promoção do turismo e comércio, que possam ser absorvidas e aplicadas para o desenvolvimento da Costa Esmeralda.
Durante a primeira fase do intercâmbio, os 23 integrantes da comitiva tiveram experiências em diversas áreas. O prefeito Evaldo destaca a visita técnica a hotéis com padrão de sustentabilidade, feiras, comércios, entre outros pontos. “Essa integração cultural e desenvolvimento econômico ajudam o nosso empresariado a consolidar a Costa Esmeralda como destino turístico, diversificar as atividades econômicas e minimizar os efeitos da sazonalidade”, explicou o prefeito. O intercâmbio já possibilitou ainda a troca de experiências nas áreas de turismo religioso, cultura, artesanato, organização de feiras e eventos, alimentação.
Até o momento, o destaque da comitiva foi a proposta do termo de cooperação com a comunidade de Ericeira. “Não podemos esquecer, que temos ligações com essa região de Portugal. E com esse acordo, poderemos aprofundar as relações valorizando nosso passado cultural”, ressaltou o prefeito.
O projeto “Fortalecimento do Turismo e Sol e Praia da Costa Esmeralda” foi criado para posicionar a região da Costa Esmeralda como destino turístico, por meio da gestão sustentável, diversificação, aumento da demanda turística, inovação dos produtos oferecidos e estímulo ao empreendedorismo.
O roteiro proposto nesta missão é de percorrer parte da costa litorânea Européia, nos países de Portugal e Espanha, tendo como base a visitação nas cidades e praias com influência regional. De acordo com o Presidente da FUMTUR, Cláudio Souza, a ideia é que comerciantes e gestores consigam identificar projetos de sucesso nas cidades visitadas e que possam ser colocados em prática na Costa Esmeralda. “Teremos a oportunidade de trocar informações. Saber o que dá certo ou errado. Assim, tanto o gestor público quanto o empresário poderá colocar em prática novos projetos, produtos e serviços para atrair visitantes”, explicou.
A programação técnica proporciona aos participantes observarem os seguintes temas, além do desenvolvimento do Turismo de Sol e Praia: Turismo Náutico e de Eventos, bem como o desenvolvimento econômico dos segmentos hoteleiro, gastronômico, comércio varejista, gestão ambiental e Gestão Pública. Participarão desta missão empresarial vinte e três pessoas, entre gestores, técnicos e empresários. O Legislativo de Porto Belo é representado pelo presidente da Câmara, Jonas Amadeu Raulino, e pelo vereador João Mendes, que integra a Comissão de Turismo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo