A criação de um grupo de trabalho para avaliar, levantar demandas e acompanhar os investimentos e melhorias em abastecimento é um dos principais resultados da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17) entre Prefeitura de Porto Belo, CASAN, vereadores, CDL, Comitê de Bacia do Rio Tijucas e líderes comunitários.
Nesse primeiro momento de integração, conduzido pelo prefeito Evaldo Guerreiro, durante mais de duas horas o novo superintendente da Companhia na Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Lucas Barros, ouviu as principais preocupações e demandas do município da Costa Esmeralda.
Lucas foi à reunião de trabalho acompanhado por profissionais das áreas de planejamento, meio ambiente e operação, que em conjunto receberam o panorama traçado por prefeitura e comunidade. Uma das principais preocupações é conhecer as ações da Companhia para a próxima temporada.
Na próxima rodada de trabalho, previamente agendada para o dia 1 de outubro (a proposta é a realização de conversas quinzenais), Lucas apresentará as ações do Plano Verão da CASAN para a região e também iniciará discussão sobre a proposta da Companhia para o Contrato de Programa que deverá ser assinado entre poder municipal e a concessionária de saneamento.
No encontro foram apresentadas algumas das melhorias já realizadas pela CASAN em Porto Belo. Entre elas, a operacionalização da Estação de Tratamento de Água de Porto Belo, que atende também a cidade de Bombinhas.
Com funcionamento adequado do equipamento floco-flotador, que apresentou problemas no início de operação, além de troca de todo material filtrante e de válvulas, desde setembro a unidade produz água com nível de turbidez acima do determinado pela legislação.
O novo superintendente falou ainda do gerenciamento que está realizando em relação ao quadro funcional, destinando mais profissionais para garantia do funcionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Porto Belo e Bombinhas.
“Também montamos uma oficina eletrotécnica dentro da ETA, com trabalho de um eletrotécnico e de um técnico em mecânica, para atender com maior agilidade problemas possam ocorrer tanto na ETA como nas redes de distribuição”, informou Lucas.
Prefeitura Municipal de Porto Belo