As professoras e professores de inclusão da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo participaram na última semana de uma formação sobre libras, que teve como tema “Dando Voz aos Surdos”. A formação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação através da diretoria de educação inclusiva, foi ministrada pelas professoras bilíngues da Rede Deyse Cristina Barbosa, atualmente mestranda em educação inclusiva e Rochele Veronez, pós graduada em educação especial e AEE.
As formações para as equipes que atuam com inclusão em sala de aula acontecem desde o início do ano, voltadas para diferentes grupos e abordando diferentes temas. Desta vez, as professoras buscaram despertar na equipe o desejo de conhecer, a vontade de aprender e a capacidade de compreender um novo idioma, que é a Língua Brasileira de Sinais.
A formação buscava conhecer as diferentes abordagens do ensino do surdo ao longo dos anos, definir e caracterizar a língua brasileira de sinais – Libras, além do aprendizado de sinais básicos, além de refletir sobre a importância do aprendizado da língua brasileira de sinais pela comunidade escolar e estimular o interesse para a aquisição da língua. A formação também contou com aula prática de sinais básicos, como cumprimentos, datilologia e sinais para convívio escolar.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo