Para 18 crianças da turma do maternal do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI Clube do Cebolinha, em Porto Belo, a manhã desta segunda feira, 1 de junho, foi de conhecer o mundo dos piratas. A visita da turma ao Porto dos Piratas marcou o encerramento do projeto pedagógico que envolveu os alunos durante um mês em atividades sobre o modo de vida dos piratas, como a alimentação, a conscientização sobre produtos que trazem o símbolo da caveira nas embalagens, alertando sobre cuidados na manipulação. Matemática, noção de espaço físico através da leitura de mapas, transporte marítimo e outras áreas também foram trabalhadas, sempre com muita brincadeira e diversão.
Os pais não ficaram de fora do projeto e puderam colaborar com a aprendizagem das crianças. A tarefa chegava na casa do aluno por uma mensagem em uma garrafa, assim como um tesouro para a criança, como dever de casa. Mais do que mostrar os cuidados com produtos tóxicos que são usados na limpeza da casa, os pais confeccionaram barcos e navios com embalagens pet’s. Nessa atividade, mostrar o descarte correto das embalagens e questões de reaproveitamento de lixo também puderam ser abordadas, ensinando desde pequeno que dá pra aprender brincando assuntos tão importantes como é a preservação do meio ambiente para a sobrevivência humana.
O projeto foi desenvolvido pela professora Marta Neves e a monitora Kelly Patricia de Souza, que explicam que cada tema desenvolveu uma ampla aprendizagem. O tema alimentação dos piratas, por exemplo, resultou na inserção de frutas e peixe no lanche das crianças, já que atuava em alimentos encontrados em ilhas e no mar. “Os piratas foram homens avessos as leis e na sala de aula aproveitamos para trabalhar regras de boa convivência”, ressalta a professora.
Para Sofia Marques e Antônio Neves do Espírito Santo, ambos de três anos, a experiência do passeio à ‘casa’ dos piratas foi uma grande aventura. “Eu adorei o pirata de verdade”, conta Sofia. Já Antônio, se encantou com o animal de estimação, um cão chamado ‘pirata’. “O Pirata (cão) fica cuidando da casa dos piratas (humanos)”, disse o pequeno observador.
Prefeitura Municipal de Porto Belo