Nesta terça-feira, o prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, mesmo em período de férias, se uniu ao vice-prefeito e atual prefeito interino, Ailto Neckel, para uma visita à sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) em Itajaí. O encontro, que também contou com a presença do Governador Jorginho Melo, marcou a assinatura do protocolo de intenções do Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí (Promobis).
O Promobis é um projeto audacioso que visa desenvolver um sistema de transporte coletivo regional, interligando os 11 municípios da Amfri – Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Entre as principais novidades do programa, destaca-se a construção de um túnel imerso que ligará Itajaí e Navegantes, o primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da região com ônibus 100% elétricos, e um programa de mobilidade ativa para Balneário Camboriú, incentivando o uso de bicicletas e outros meios de transporte não motorizados.
Com a assinatura deste protocolo, o Governo do Estado se compromete a aportar recursos para auxiliar os municípios nas desapropriações e nas obras necessárias, conceder outorgas e/ou delegações para a operação do transporte coletivo regional e organizar o processo de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do túnel entre Itajaí e Navegantes.
O projeto ganhou ainda mais força após o Banco Mundial aprovar, em abril deste ano, um financiamento de US$ 90 milhões para o desenvolvimento da iniciativa. O Promobis representa um passo significativo para o fortalecimento da mobilidade e da integração entre os municípios da Foz do Rio Itajaí, visando oferecer um transporte mais eficiente, sustentável e acessível para a população da região.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo