Um importante momento de diálogo através de uma Roda de Conversa foi realizada na última semana com as crianças e adolescentes acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município de Porto Belo. O tema principal foi o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e o momento foi desenvolvido pela estagiária do curso de Serviço Social, Larissa Maria Alves Nei, supervisionado pela Equipe técnica do CRAS, Giovana Nunes (Assistente Social), Denise S. de Oliveira (Psicóloga), com a participação da Coordenadora Daiana Bach de Almeida e o Educador Social Paulinho Machado.
Durante o momento de diálogo, a equipe focou em dois dos principais direitos das crianças e adolescentes, “Do Direito à Liberdade ao respeito e a Dignidade” e “Do Direito à Profissionalização e a Proteção no Trabalho”.
Mantido pelo Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, o SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo