Cerca de 50 moradores dos bairros Sertão do Valongo e Sertão de Santa Luzia ajudaram a construir o futuro de Porto Belo. Foram duas audiências do Orçamento Participativo realizadas ontem, dia 6, onde os moradores de cada localidade elencaram as principais prioridades em obras e serviços para os bairros. Os apontamentos serão encaminhados ao governo executivo que, por sua vez, dará preferência na execução das melhorias.
Na reunião do Sertão do Valongo, serviços para aperfeiçoamentos na saúde do bairro foram apontados como prioridade. O que os moradores precisam é da ampliação do atendimento médico. Em segundo lugar, a comunidade solicitou melhorias na iluminação pública porque, como se trata de uma localidade rural, os moradores precisam sair cedo de casa para trabalhar. Como seus principais meios de transporte são bicicletas e carroças, a iluminação de vias facilitará a mobilidade dos moradores.
A pavimentação da entrada principal para o Sertão de Santa Luzia foi preferência unânime dos moradores do bairro, para que o governo municipal dê atenção especial na execução da obra. E a prioridade número dois daquele bairro continuou com foco em melhorias das estradas, como o alargamento de diversas vias. Mas, principalmente, os moradores solicitaram que se faça uma efetiva negociação com órgãos responsáveis para a construção de um viaduto.
Ao todo, os moradores apontaram mais de trinta sugestões para melhorias nas localidades, além das duas obrigatórias do OP. No geral, de todos os bairros que já escolheram as prioridades, uma questão que sempre aparece entre as demais é para a busca de soluções dos cachorros de rua. Vale destacar que todas as sugestões das audiências do OP serão encaminhadas ao prefeito, por meio de um relatório.
O próximo e último bairro que faz a enumeração das prioridades do Orçamento Participativo é o Jardim Dourado. A audiência será na terça-feira, dia 11, às 19h, na escola Olinda Peixoto.
Prefeitura Municipal de Porto Belo