O Cine Bairro chega ao Sertão do Valongo nesta terça-feira, 25. As sessões gratuitas de cinema começam às 15h na escola Marinho Marcelino Caetano. Durante o evento, a comunidade também poderá curtir as apresentações artísticas de percussão, coral, capoeira, cultura popular e violão.
A oferta de sessões de cinema gratuito faz parte do projeto Cine Bairro, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação de Cultura em parceria com o Sesc. O Cine Bairro iniciou a programação deste ano no mês de julho e vem exibindo gratuitamente filmes em diferentes bairros na cidade.
A novidade nessa intervenção do Cine Bairro é que música e folclore abrem a sessão de cinema. Desta vez, o boi-de-mamão e sua turma darão as boas-vindas ao público. Em seguida, uma bela apresentação de percussão e violão embala a comunidade. Depois dessa beleza cultural começa a exibição dos filmes, sendo dois curtas de ficção e um documentário. Cada um dos curtas tem aproximadamente 15 minutos de duração e a classificação é livre, ou seja, todas as idades podem assistir aos filmes.
Para despertar a curiosidade dos moradores, o Cine bairro permite contar um pouquinho da história dos filmes que serão exibidos, mas para saber o final é preciso participar das sessões. O primeiro filme da sessão é “Campeonato de Pescaria” que narra uma aventura que acontece no litoral catarinense, quando a comunidade organiza um torneio de pesca para que as crianças se divirtam durante as férias. O filme foi rodado na praia do pântano sul, na Lagoa da Conceição e mostra a realidade de crianças nativas que brincam na rua, pesca e se divertem em meio a natureza. Uma história com muita magia que resgata a emoção da pesca para os pequenos.
Outra ficção que será exibida se chama “O mistério do Boi de Mamão”, também realizado na Lagoa da Conceição e é inspirado na brincadeira do Boi de Mamão. O filme narra a história de Denni, torcedor do Avai, que vive uma grande aventura ao tentar descobrir o mistério do sumiço do boneco do boi de mamão.
Por último, será exibido um documentário intitulado “Cerveja Falada” que conta a história de um personagem e sua cervejaria e resgata a memória de um cidadão que em 2010 completou 93 anos. É o senhor Loeffler que acompanhou as movimentações do século XX, mas conseguiu manter o tempo parado dentro de sua cervejaria. Uma vida dedicada a paixão pelo trabalho e a manutenção de uma tradição familiar.
Mais informações: Fundação de Cultura de Porto Belo: (47) 3369 8969
Prefeitura Municipal de Porto Belo