PORTO BELO – Turmas do berçário da educação de Porto Belo participam de dinâmica de sensações

PORTO BELO – Turmas do berçário da educação de Porto Belo participam de dinâmica de sensações

Mais de 30 bebês, entre quatro meses e dois anos de idade, participaram, pela primeira vez, de uma dinâmica de estimulação sensorial realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil NDI Clube do Cebolinha, em Porto Belo. A ação foi realizada na tarde de quinta-feira, 26 de março.

As quatro turmas do berçário do NDI se reuniram para uma experiência que envolveu além da exploração sensorial, a concentração, a percepção de diversos sentidos do corpo e a interação dos bebês. O projeto desenvolvido pelas professoras Maria de Fátima Pinheiro Campos de Abreu, Leliane Cristina Laureano Santiago, Fatiana de Fátima Lopes Pinheiro e Fernanda Treuke tem como objetivo estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

As monitoras Thais Cristina Lourenço Bichels, Aliadni Rodrigues Bosik, Miriam da Silva Nunes e Gilvana Soares de Oliveira ajudaram a desenvolver a dinâmica, garantindo a participação ativa dos bebês durante atividade.

Gelatinas multi-coloridas foi o material usado na dinâmica. Primeiro a surpresa, depois um certo receio de mexer com aquilo tudo, e, por fim, eles se entregam e exploram de todas as formas possíveis. As cores verde, vermelha, amarela, azul e roxa foram apresentadas para os bebês que, no primeiro momento, exploraram o sentido da visão.

Depois o tato, com o primeiro contato da criança com a gelatina. “Nesse momento, do tato, os bebês podem sentir se é quente ou gelado e como é a textura, por exemplo, mole ou dura”, explica a professora Maria de Fátima.

As professoras responsáveis pelo projeto explicaram que a temperatura da gelatina, que costuma ser mais baixa que a temperatura corporal, provoca sensações na pele. Além disso, torna-se um meio bastante rico para que a criança explore além da gelatina, outras possibilidades com diferentes texturas ou brinquedos contribuindo na sua relação com o mundo.

A professora Maria de Fátima relata que a dinâmica foi uma experiência maravilhosa e que por isso é só a primeira de muitas que ainda irão desenvolver. “O Caio, de um aninho, por exemplo, não come gelatina quando oferecemos no potinho de sobremesa durante as refeições na escola, mas hoje durante atividade ele comeu porque foi apresentada de outra forma”.

A Secretária de Educação de Porto Belo, Dóris Helena Serpa Ferreira, acredita que dinâmicas como esta são estratégias que devem ser aplicadas nas unidades de educação infantil do município para que as crianças consigam alcançar o pleno desenvolvimento. “Nas turmas dos grupos I e II dos NDI’s o que temos são pequenos seres humanos prontos para vivenciar o mundo que os adultos apresentam”, destaca. Toda a dinâmica teve a supervisão da coordenadora do Educação Infantil de Porto Belo, Jihane Rehbein Didjurgeit De Souza e da diretora do NDI Clube do Cebolinha, Nerilda Rebelo Roslindo.

Mais informações: (47) 3369 4250 I Secretaria de Educação

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas