PORTO BELO -Vigilância Epidemiológica planeja novas estratégias para combater a dengue em Porto Belo

PORTO BELO -Vigilância Epidemiológica planeja novas estratégias para combater a dengue em Porto Belo

PORTO BELO -Vigilância Epidemiológica planeja novas estratégias para combater a dengue em Porto Belo

Buscando realizar ações ainda mais eficazes contra o mosquito da dengue, o Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica reuniu equipe nesta sexta-feira (08) para planejar novas estratégias. Em 2020, Porto Belo registrou 26 suspeitos de dengue mas apenas dois casos confirmados pelo critério laboratorial e o restante negativo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo destaca que os investimentos da Secretaria de Saúde no início deste ano e o trabalho realizado nos anos anteriores fizeram toda a diferença para que Porto Belo não registrasse um número grande de casos de dengue. “O Governo Municipal utilizou drone com larvicidas e limpeza de muitos espaços para eliminar o aedes aegypti de Porto Belo. É incrível a diferença no número de casos que tivemos no ano anterior e neste ano, após o uso de todos estes recursos” – explicou a coordenadora.

Os investimentos da Secretaria de Saúde foram em torno de R$60 mil. Os larvicidas foram lançados no ambiente através de um drone de 1,2 m com o objetivo de atingir áreas de difícil acesso, além do trabalho realizado pelos agentes de endemias, visitando as residências e empresas.

No período de 30 de dezembro de 2019 a 29 de abril de 2020, foram identificados 285  focos do mosquito aedes aegypti  no Município. Destes focos, 163  foram encontrados em residências, 71 em comércio, 39 em pontos estratégicos  11 em outros (marinas, igrejas, escolas, etc) e apenas um em terreno baldio.

O Município continua realizando ações. A reunião com a equipe busca criar estratégias de acordo com a atual situação da cidade.

Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo