A Prefeitura de Itapema, por meio da equipe da Secretaria de Infraestrutura, executou a demolição do último quiosque remanescente na orla da Praia Central de Itapema na quarta-feira (26). O diretor de Fiscalização da Prefeitura, Jefferson Rabock, em conjunto com a Procuradoria Geral do Município e com o apoio da Polícia Militar, cumpriu o ato de demolição, que teve resistência dos posseiros do quiosque. Todos os objetos pessoais e de valores, encontrados dentro das cantinas, foram inventariados e entregues aos posseiros sem danos.
A decisão para demolição das cantinas existentes na orla de Itapema foi confirmada em 2009 no Tribunal Regional Federal da 4 Região. Os posseiros do quiosque, conhecido como Cantina Galo Velho, não aceitaram a decisão e entraram com ação na Justiça Estadual na Comarca de Itapema (processo 125.09.001584-7). Eles então reivindicarem o direto de continuar explorando o local, que foi julgado improcedente. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (processo número 2011.035906-2), julgou e confirmou sentença expedida pela 2 Vara da Comarca de Itapema, em concordância com a Justiça Federal, para derrubada do quiosque na terça-feira (25).
A derrubada da cantina remanescente viabilizará as obras de revitalização da orla da Praia Central, que foi decidida e aprovada em Audiência Pública pela comunidade através do programa Orçamento Participativo do Governo Municipal, em 19 de outubro.
Mais informações com a Procuradoria Geral da Prefeitura de Itapema, pelo telefone (47) 3268-8070.