Desenvolver ações integradas em diferentes segmentos visando a educação no trânsito e o combate aos acidentes que envolvem crianças e jovens, este é o objetivo do Programa Se Essa Rua Fosse Minha. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema através do Departamento de Trânsito da Secretaria de Gestão Urbana e deve alcançar mais 2 mil e 368 alunos do 3, 4 e 6 ano, em 14 escolas municipais, estaduais e particulares do município.
De forma lúdica e com material didático especial, as aulas serão ministradas por instrutores capacitados e o aprendizado vai além da escola. O programa também disponibiliza livros para os pais. Assim, a atividade irá envolver toda a família e pessoas próximas as crianças.
O projeto Se Essa Rua Fosse Minha ainda tem como meta reduzir em até 30% o número de acidentes de trânsito envolvendo crianças e jovens na faixa etária de zero a 18 anos, através de um conteúdo direcionado que ensina o respeito às leis de trânsito, contribuindo para uma cidade cada vez mais cidadã.
Segundo a pedagoga do projeto, Ivany Klaumann, a falta de educação no trânsito é um problema social. Não é simplesmente uma questão de leis e regras, mas sim de consciência cidadã e de respeito ao próximo. No projeto resgatamos estes valores com as crianças de forma lúdica e prática, disse a pedagoga. Ivany ainda destacou alguns resultados conquistados com a aplicação do projeto. Boa Vista, capital de Roraima, era considerada uma das capitais com maior índice de acidentes. Com apenas um ano do projeto conseguimos reduzimos os números total de acidentes em 7%, afirmou a pedagoga.
A cerimônia de lançamento reuniu autoridades municipais e representantes de diversos setores da sociedade, e aconteceu na Câmara de Vereadores de Itapema. Durante o evento foram apresentados os instrutores que irão ministrar as aulas, além das escolas participantes, representadas pelos alunos.
O Diretor de Trânsito de Itapema, Edson José Mathias, ressaltou o empenho da nova administração em tornar o projeto uma realidade. Quero agradecer ao Prefeito Rodrigo Bolinha, ao Vice Giliard e a toda a equipe de Governo que nos deu todo apoio, mesmo quando era apenas uma ideia. Estamos dando um grande passo na educação para o trânsito em nossa cidade, afirmou o Diretor.
Para o Vice-prefeito Giliard, o projeto irá beneficiar toda a população de Itapema. A prevenção ainda é a maior solução para diminuir os altos índices de acidente no trânsito. Tenho certeza que com este projeto teremos pedrestes, motoristas, motociclistas e ciclistas mais conscientes em nossa cidade, afirmou Giliard.
Dentre as escolas participantes, oito são municipais, quatro pertencem a Rede Particular de Ensino e duas são Estaduais. O Prefeito Rodrigo Bolinha, que também participou da cerimônia de lançamento do projeto, discursou sobre o poder da educação para que a cidade tenha um trânsito com condutores e pedestres conscientes. Vamos começar com a base, as crianças. Elas serão agentes dessa transformação em toda cidade. Vão levar uma nova cultura de respeito e consciência no trânsito aos familiares e amigos, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Também participaram do encontro a Secretária de Educação, Silvana Terezinha da Silva Olbrish, a Secretária de Gestão Urbana, Denise Xavier Silva, a Presidente da Câmara de Vereadores, Nilza Simas, o Delegado da Polícia Civil de Itapema, Gaincarlo Rossini, o Vereador Fabrício Lazarri, a Secretária de Saúde, Jeane Barros e o Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Leonardo Cordeiro, além de Professores, coordenadores, pais e alunos que participarão das atividades.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema