Prevenção é a melhor arma contra a meningite

Prevenção é a melhor arma contra a meningite

Por conta dos casos de meningite que apareceram no estado, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Itapema, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SES) esclarece que todos os casos de meningite registrados até o momento não apresentam vínculo epidemiológico entre si e, portanto, não caracterizam surto da doença no estado.

Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica de Itapema, Daniele Melo, os grupos etários de maior risco são as crianças menores de cinco anos, principalmente as menores de um ano, e os indivíduos maiores de 60 anos. As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar à morte. Melhor prevenção é manter a carteira de vacinação em dia.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos. Dentre esses, as formas mais graves são as bacterianas. São doenças graves e de evolução rápida, sendo que a doença meningocócica hoje é a que apresenta potencial de disseminação entre pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado.

Como prevenir meningite?

Mantenha a carteira de vacinação da criança em dia. Crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas contra alguns agentes causadores de meningite com: Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde. Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente, salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo; Lave as mãos frequentemente com água e sabão; Mantenha higiene rigorosa com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados.

Em caso de dúvida entre em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530 ou então, através do email: vigilanciaepidemiologica@itapema.sc.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema