O Procon de Itapema realizou uma pesquisa em três estabelecimentos da cidade comparando os preços dos materiais escolares, a fim de orientar e facilitar as compras no período de volta às aulas. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de Janeiro e aponta os materiais pedidos pelas escolas e os que costumam ser mais procurados pelos pais.
Itens como a cola bastão e o lápis de cor tiveram diferença de mais de R$ 4,00 entre os estabelecimentos. Já cadernos e papel sulfite não tiveram tanta divergência nos valores. O Procon ressalta que a melhor forma de economizar nesta época do ano é pesquisar os preços e não comprar todos os materiais no mesmo estabelecimento.
O Diretor do Procon, Leandro Silva de Souza, faz um alerta aos consumidores. “A lei 12.886/2013 proíbe a exigência dos itens de uso coletivo nas listas de materiais escolares, como produtos para escritório ou de limpeza (copos descartáveis, papel higiênico, sabão em pó, água mineral, entre outros), pois é abusiva e deve ser responsabilidade da escola”, afirma Leandro.
Mais informações diretamente no Procon, localizado na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, na Avenida Marginal Oeste, n 100, bairro Morretes. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 17h e na sexta-feira das 8h às 11h. O telefone de contato é o (47) 3368-3032.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema