Professores serão multiplicadores no respeito às diferenças

Curso da UAB sobre Gênero e Diversidade na Escola forma profissionais

No último sábado (29/06), o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Itapema realizou a formatura dos participantes do curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da capacitação foi proporcionar formação continuada aos professores da Educação Básica sobre os assuntos de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

Para a Coordenadora do Ambiente Virtual de Ensino do GDE, Marie Leal, os temas abordados nas aulas contribuem na atuação do professores em sala. A escola é um dos maiores mecanismos para garantir os direitos humanos. Com um trabalho desenvolvido desde a infância vamos preparar uma geração que saiba respeitar a individualidade do outro, e assim, construirmos um futuro mais inclusivo, destacou Marie Leal.

A Secretária de Educação e Cultura, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch, prestigiou a cerimônia de encerramento do curso e ressaltou importância da capacitação para os professores. Os temas gênero e diversidade estão presentes no cotidiano da escola. Com os conhecimentos e as orientações recebidas com esta formação, os professores vão atuar como multiplicadores dentro da unidade escolar, afirmou Silvana Terezinha da Silva Olbrisch.

Para representar o respeito à diversidade, cada um dos 34 formandos pode escolher entre várias cores a estola que gostaria de usar. Foi uma iniciativa da UFSC que representou todo espírito do curso, de respeito às diferenças e a livre escolha. Percebemos que estes profissionais vão dar continuidade deste trabalho, já que é um tema atual e de interesse da sociedade, afirmou a Diretora de Extensão da UAB Itapema, Rosimeri Henschel Silva. Segundo a Diretora da UAB, a UFSC já manifestou o interesse de retomar ao tema em outras atividades no pólo, como uma pós-graduação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema