Os profissionais do COASI que encaminham amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) participaram de um treinamento via internet para a utilização do novo Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) na tarde da última quinta-feira (03/11). O material de treinamento foi composto de três vídeoaulas e cinco manuais.
A determinação do LACEN para esta atividade veio através do Ministério da Saúde que exige utilizar o GAL para o gerenciamento de amostras e resultados no lugar do antigo Sistema Lacen de Biologia Médica (Telemedicina). A mudança acontecerá a partir de 1 de janeiro de 2017.
Uma das principais alterações no GAL em relação ao antigo sistema chamado Telemedicina é que o cadastro da amostra deverá ser feito no local onde for acontecer a coleta. Isto significa que a responsabilidade da execução da tarefa que, até então era realizada pelo LACEN, passa a ser toda dos serviços de saúde.
“A única mudança é que agora o LACEN apenas recebe as amostras, nós já vamos enviar elas todas digitadas e eles só mandam para fora. O treinamento é bem simples, somente para aprendermos a utilizar o sistema que inicia em janeiro do ano que vem”, explicou Katia Mariani, Coordenadora do COASI de Itapema.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema