Reuniões da Base Nacional Comum Curricular acontecem no município.
Supervisores e Coordenadores da Rede de Ensino estiveram reunidos na Secretaria de Educação em Itapema nesta segunda-feira (19/10) para discutirem sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A “Base” é um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa da Educação Básica.
A Consultora em educação da AMFRI, Professora Gilmara da Silva, explica que essa é uma orientação nova que foi autorizada após a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, regulamentando pela lei 13005/14. “Hoje estamos buscando esclarecer informações complementaras das que se apresentam nos materiais e no site. Um dos pontos mais significativos que A BNCC apresenta é que 60% das escolas públicas e particulares terão seus currículos comuns, ou seja, estudantes de Santa Catarina estarão adquirindo o mesmo conhecimento que estudantes do Ceará, mas isto vale para qualquer outro estado do país”, explicou Gilmara.
O percentual de 60% foi decidido a partir da consultoria do Brasil com outros quatro países que já instalaram a base: Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido. O momento agora é de consulta pública, onde todas as escolas e professores vão poder opinar sobre os objetivos de aprendizagem de cada componente curricular. Após essa etapa, as comissões regionais nos estados vão sistematizar as opiniões de cada um lançadas na plataforma da BNCC e em Abril essa compilação irá ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que reunirá a ideia de todos os estados para iniciar a implantação a partir de 2017.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema