Dor! Muitas pessoas convivem com ela todos os dias. E para entender melhor seus pacientes a Secretaria de Saúde de Itapema oferece aos profissionais orientações continuadas. Nessa terça-feira (27/10) foi a vez dos enfermeiros, psicólogos, terapeutas e fisioterapeutas participaram da atividade.
O Especialista em psicologia da dor, professor da Univali, Jamair Sardá Junior, coordenou a palestra e tratou de assuntos importantes para os profissionais e o paciente na abordagem biopsicossocial da dor. “Passei conceitos da dor para sensibilizar a abordagem dos profissionais. Baseando-se em evidências, quanto mais cedo tratar a dor, teremos uma melhor resposta desse paciente, ficando mais barato para o município, sendo mais humano e efetivo. Já realizamos essa orientação com médicos da Atenção Básica, hoje foi a vez dos outros profissionais da área da saúde”, contou Jamair.
A fisioterapeuta do NASF, Ayla Meneguzzi Rodrigues, contou que a orientação foi ótima para todos que lidam com essa realidade. “Um tema muito importante que foi abordado por um excelente profissional e especialista na área. Foi uma atividade focada para nosso grupo e uma oportunidade para aprendemos mais a lidar melhor com a situação dos pacientes que convivem com a dor, sabendo o que é, e de que forma tratar”, afirmou a fisioterapeuta.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema