A Prefeitura Municipal de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde (Vigilância Epidemiológica – Programa de Controle da Dengue) planificou o Programa de Controle da Dengue com atividades integradas entre vários setores da gestão municipal.
As políticas públicas que necessitam das atividades de cada membro da comunidade requerem ampla, intensa e contínua mobilização coletiva para obter resultados efetivos de segurança em saúde e controle epidemiológica. Por esta razão a Prefeitura Municipal está executando um conjunto de ações e mobilização de atitudes comunitárias.
Novos servidores públicos foram contratados para o setor de Vigilância Epidemiológica, além de um Supervisor de Campo para monitoramento permanente das equipes de vistoria. Com essas medidas o trabalho dos agentes de combate a endemias foi aprimorado, resultando no controle constante do mosquito.
Os agentes comunitários, que fazem parte do Programa Saúde da Família também receberam uma capacitação especial sobre o tema no dia 29 de Abril. Assim durantes as visitas domiciliares atuaram no controle ao mosquito.
A Secretaria de Saúde também encaminhou para todos os médicos da Rede de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar de fluxograma de atendimento e atenção especial para ações frente a ocorrência de casos de dengue. Com a medida, toda equipe médica da cidade está alerta aos prováveis sintomas de dengue que possam ser verificados quando realizarem atendimentos aos pacientes.
Outra novidade foi o Dia de D de Controle da Dengue. Realizado no sábado (27/04), a ação permitiu a vistoria em residências que estavam fechadas durante a semana. Uma parceria com as imobiliárias e construtoras, também permitem o acesso dos agentes em casas de veraneio e obras da construção civil para informar e monitorar comportamentos preventivos, se necessário com aplicação de larvicida.
As atividades de controle a Dengue também contam com o apoio da Secretaria de Infraestrutura. A limpeza dos terrenos baldios contribui para eliminação dos possíveis criadouros. Já Secretaria de Educação realiza orientações nas escolas, tornando os estudantes em agentes mirins no controle da Dengue. Instituições particulares e da Rede Estadual de Ensino também realizam ações com os alunos.
Líderes religiosos conscientes do dever de todos no controle da dengue, repassam informações aos fieis em cultos, missas e encontros religiosos.
Com a utilização da educação comunitária, os agentes também vistam associações de moradores dos bairros, orientado a população da responsabilidade e as atitudes de prevenção de casa pessoa em manter a sua residência livre do mosquito.
O mutirão de ações para o controle da dengue também possui uma divulgação intensa por meio de folders e apoio de mídias, levando a comunidade as formas simples para diminuir as possibilidades de focos do mosquito transmissor. As equipes da saúde também realizam panfletagem mensal do informativo sobre a campanha nas principais vias de acesso e sinaleiras do município como forma de promoção ampla de informações aos moradores, alcançando também veranistas e visitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema