A Vokkan Urbanismo divulgou neste domingo (27), com o lançamento de um vídeo institucional de apresentação, novos detalhes do Viva Park, bairro parque que está sendo construído na entrada de Porto Belo. O empreendimento, com opções de moradia, comércio e prestação de serviços, ocupará uma área, numa primeira etapa, de 500 mil metros quadrados. Segundo a empresa, trata-se de um dos maiores projetos de urbanismo do Brasil.
De acordo com Roderjan Volaco, presidente da Vokkan, o bairro parque tem um valor geral de vendas (VGV) superior a R$ 7 bilhões. Alguns investimentos já foram confirmados, como um shopping a céu aberto e um polo de educação com unidades da UniAvan, que vai oferecer cursos de ensino superior, e também do Colégio Bom Jesus. Outros serviços de saúde, gastronomia, cultura e entretenimento estão mapeados. A expectativa é que ali sejam gerados 2 mil empregos diretos.
O empreendimento também terá 205 mil metros quadrados de espaços residenciais, incluindo apartamentos com até quatro suítes, que devem ficar sob a responsabilidade da construtora Torresani, de Blumenau. Além disso, haverá um parque com mais de 70 mil metros quadrados com dois lagos, sistema de segurança e vigilância, cinco praças temáticas, trilha para caminhada, bicicletário, 4,5 quilômetros de ciclovias, áreas para animais de estimação, estação de ginástica, playground e brinquedos para crianças.
O projeto é assinado pelo renomado arquiteto Jaime Lerner, referência na área de urbanismo. O objetivo é reunir segurança, educação, trabalho, lazer e moradia em um mesmo espaço, proposta semelhante ao que exista na Cidade Pedra Branca, em Palhoça. Outro diferencial do espaço será um sistema próprio de coleta e tratamento de esgoto.
O parque de Porto Belo é o primeiro de três que a Vokkan quer construir em Santa Catarina – os outros dois, em Joinville e Navegantes, ainda estão em fase inicial de projeto.
Fotos: Divulgação
Fonte: NSC Total – Pedro Machado – Por Pedro Machado