Reação química em carga de produtos perigosos espalha fumaça na BR-101, em Itapema

Reação química em carga de produtos perigosos espalha fumaça na BR-101, em Itapema

Uma reação química em uma carga de produtos perigosos provocou muita fumaça nesta quarta-feira na BR-101, em Itapema. O incidente ocorreu dentro de uma carreta que levava pelo menos 18 tipos de produtos inflamáveis, corrosivos e oxidantes totalizando quase 7 mil quilo/litros de itens perigosos. A carreta precisou ser transferida para uma área isolada onde será feita a análise de quais materiais provocaram a fumaça, que só se estabilizou na madrugada desta quinta-feira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itapema, a ocorrência foi por volta das 16h, no Km 155 da BR-101, próximo a balança. Foram necessárias pelo menos três horas para fazer a transferência da carreta. Conforme a capitã e supervisora dos bombeiros de Balneário Camboriú, Ana Paula Guilherme, não foi possível identificar quais produtos causaram a reação, que a princípio não seria tóxica.

No caminhão foram encontrados 6.944 quilo/litros de produtos perigosos, 958 litros de produtos de limpeza e mais 6.920 quilos de materiais sólidos diversos, como chinelos, brinquedos, calçados, borracha, caixas de papelão e peças para caminhão. Eles colocaram tudo junto, sem nenhum tipo de sinalização exigida ou identificação externa, por isso isolamos a carreta explica.

Segundo os bombeiros, quando iniciou a reação química, cerca de cinco litros de produtos perigosos vazaram na BR-101. A Autopista Litoral Sul esteve na ocorrência e limpou o estrago. Além do Corpo de Bombeiros e da concessionária, também estiveram no local a Defesa Civil de Porto Belo, Fatma, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Federal e uma empresa especializada em produtos perigosos de Itajaí.

Na manhã desta quinta-feira equipes dos órgãos responsáveis estão no local para verificar a situação da carga e avaliar se deverá ser feito um deslocamento ou a baldeação dos produtos.

Foto: Ana Paula Guilherme,capitã do Corpo de Bombeiros / Divulgação
Fonte: O SOL DIÁRIO