MEC aponta crescimento na educação da cidade.
Mais uma vez Itapema foi destaque no avanço da educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apontou que as médias da Rede Municipal de Ensino aumentaram desde a última avaliação em 2013 e superaram a média nacional.
Os Anos Iniciais que em 2013 apontaram 5,7, agora em 2016 chegaram a 6,4, alcançando a média projetada para o ano de 2021. A média nacional foi de apenas 5,3. Já nos Anos Finais, em 2013, Itapema teve um índice de 4,7. Este ano a média foi 5,0, o que representa 0,9 a mais que a média nacional, além do município estar meio ponto acima da média projetada.
Os números expressivos são resultados do trabalho sério e dedicado dos professores da Rede, juntamente com as equipes gestoras pedagógicas e de todos os funcionários, que não medem esforços na construção do conhecimento diário dos quase 10 mil alunos da Rede. Esse resultado é fruto de uma trajetória que tem início na Educação Infantil e se estende até o 9 ano, explica a Secretária de Educação, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch.
Além disso, desde 2013, o Governo Municipal iniciou um novo momento na educação. As formações continuadas foram aprimoradas levando os professores a aquisição de novos conhecimentos e a implantação do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, em toda a Rede Municipal de Ensino tornou os trabalhos em sala de aula ainda mais eficientes.
Quero parabenizar a todos os profissionais e alunos pelo excelente desempenho e acredito que os futuros resultados serão ainda melhores, superando ainda mais metas, afirma a Diretora de Ensino, Adriana Mafra.
Essa conquista se deve ao trabalho de todo um grupo de profissionais e principalmente dos pais e alunos que acreditam nos ótimos serviços educacionais prestados pela rede pública municipal. Estamos sempre nos aprimorando, pois acreditamos que a educação oferecida deve ser referencia em qualidade, declara a Secretária de Educação, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch.
Como é calculado o IDEB?
O IDEB foi criado em 2007, sintetizando dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema