Colegiado de Delegados e Suplentes participam de capacitações.
O cronograma das atividades do Plano Diretor Participativo em Itapema segue mobilizando vários setores de sociedade. Todo o processo acontece de forma legítima e com a garantia da efetiva participação de toda a comunidade, por meio de seus representantes, para as decisões do futuro da cidade. O novo documento, ainda em fase de construção, vai refletir a cidade que o itapemense quer nos próximos anos.
O colegiado de delegados titulares e suplentes eleitos, continua com as reuniões de trabalho, onde atuam no debate das propostas para a revisão do documento. No colegiado estão representantes dos Movimentos Sociais, Setor Empresarial, Trabalhadores, Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa, além de ONGs e de representantes do Governo Municipal, Estadual e Federal. Nas últimas reuniões, o Colegiado teve a participação também do Ministério Público, através da Dra. Carla Mara Pinheiro Miranda, de um arquiteto da AMFRI, Marcelo Garcia e também do Observatório Social, com Fernando Bento, todos estes, fazendo parte do grupo dos observadores.
Segundo o Presidente do Colegiado e Secretário de Governo e Planejamento Estratégico, nesta etapa do processo além das reuniões ordinárias, acontecem também as capacitações dos Delegados e Suplentes. “O objetivo é ampliar o conhecimento de todos sobre os diversos temas que envolvem a comunidade e assim contribuir ainda mais na construção das propostas”, explicou Leonardo Cordeiro.
As capacitações acontecem por meio de palestras, onde os temas são apresentados por convidados especiais. Dentre as temáticas já desenvolvidas estão Instrumentos do Estatuto da Cidade aplicados no Plano Diretor, ministrada pela professora da PUC PR, Gilda Amaral Cassilha e Construindo cidades inclusivas e equitativas: políticas sociais e Plano Diretor, pelo arquiteto Charles Henrique Voos.
O último encontro foi na quarta-feira (11/11), com o tema acessibilidade. A palestra foi ministrada pelo Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Joinville (COMDE), Mário Cesar da Silveira. Ele chegou de cadeira de rodas e no meio da atividade se levantou, surpreendendo a todos e demonstrando as dificuldades de acessibilidade. O arquiteto Bruno Cunha, a pedido do IAB-Litoral, também apresentou o trabalho de graduação sobre a mesma temática.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema