Santa Catarina decreta lockdown aos fins de semana

Santa Catarina decreta lockdown aos fins de semana

Restrições em SC(Foto: Diórgenes Pandini/Arquivo DC)

Medidas valem das 23h de sexta-feira às 6h de segunda.

O governo de Santa Catarina confirmou lockdown para os dois próximos fins de semana. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (25) em reunião de emergência convocada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) com o grupo gestor. O Estado vive o pior momento da pandemia, com aumento exponencial de casos ativos de coronavírus e colapso na rede de saúde.

Todos os serviços não essenciais serão fechados em todas as cidades do Estado entre as 23h desta sexta-feira (26) até as 6h de segunda-feira, 1º de março. O mesmo vai se repetir no fim de semana dos dias 6 e 7 de março, incluindo o final da noite da sexta-feira e a madrugada da segunda.

– Não medimos esforços para proteger a vida dos catarinenses. Fizemos e continuamos fazendo tudo ao nosso alcance. O novo quadro que se apresenta é extremamente grave, e por isso, é fundamental que o governo do Estado tome medidas ainda mais duras, pois o que importa é preservar a vida dos catarinenses – disse Moisés, após decisão.

Durante a semana valem as regras impostas em decreto publicado na última quarta (24), que restringe público e horários de funcionamento durante 15 dias em praias, ônibus, academias e casas noturnas, entre outras atividades, independente do nível de risco de cada região.

Além da decisão do Estado, outras cidades impuseram suas próprias regras. É o caso de Chapecó, no Oeste de SC, o primeiro município a decretar restrições mais rígidas este ano. Na mesma região, Xaxerê também decretou estado de calamidade pública nesta quinta, além de lei seca e fechamento dos serviços não essenciais. No Litoral catarinense, Itajaí cancelou as aulas presenciais e proibiu as praias.

Foto: Diórgenes Pandini/Arquivo DC
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella