A Campanha de Multivacinação realizada pela Secretaria de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica de Itapema iniciou no dia 19/09 e encerrou nesta sexta-feira (30/09). No município, 1738 crianças de 0 a menores de 5 anos procuraram as Unidades de Saúde, mas somente 47% destas precisaram tomar alguma vacina, ou seja, 819 crianças receberam vacinação.
Sendo uma oportunidade de oferecer à população alvo as vacinas da rotina, a Campanha de Multivacinação serve para melhorar e aperfeiçoar a situação vacinal no município e nos serviços de saúde. O objetivo é resgatar os não vacinados e completar todos os esquemas de vacinação.
O público alvo foram crianças de 0 a menores de 15 anos. Pela primeira vez na campanha, as crianças de 9 e adolescentes menores de 15 anos também estiveram incluídos ao público alvo. O foco é no HPV para meninas e tri-viral, anti-tetânica para os demais adolescentes.
Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, a Campanha de Multivacinação é de extrema importância para a população itapemense. Esta campanha é uma oportunidade para que todas as pessoas possam garantir seu esquema vacinal atualizado. Ela estimula a população para ir aos postos atualizar a caderneta. É importante conscientizar as pessoas de que a melhor forma de prevenir qualquer doença é vacinando-se”, explicou Richelle Caroline do Santos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema