Saúde realiza caminhada do Setembro Amarelo

Saúde realiza caminhada do Setembro Amarelo

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com a Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Saúde da Família e apoio da Secretaria de Saúde realizou ações dentro da programação do Setembro Amarelo na manhã desta segunda-feira (26/09). A campanha está acontecendo em parcerias com o SAMU, Corpo de Bombeiros, CVV e o Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento do Setembro Amarelo aconteceu pela primeira vez em Itapema e com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre o suicídio.

O encontro iniciou às 8h no CCI, onde foram realizadas conversações para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito da realidade do assunto e suas formas de prevenção. Os participantes, além de participarem e interagirem nas conversas, também confeccionaram cartazes sobre o tema.

No final do encontro, foi realizada uma caminhada a partir da Rua 290 até a Rua 268, onde os participantes levaram seus cartazes e balões, usando também roupas brancas para chamar a atenção de quem estava passando pela caminhada. A população também contou com o apoio dos Bombeiros para a realização do trajeto.

A ideia da campanha do Setembro Amarelo é abordar e compartilhar o assunto em sociedade. Itapema possui um índice considerável de suicídios, onde somente nos últimos 6 anos, segundo os dados da Vigilância Epidemiológica, 26 pessoas se suicidaram. Por este motivo a participação de todas as pessoas do município é de extrema importância. É falando sobre o suicídio que o assunto ganha visibilidade e promove uma reflexão e empatia maior entre as pessoas.

Para o Secretário da Saúde, Everton Ricardo da Silva, é essencial promover momentos de conscientização sobre o suicídio para a sociedade. “As ações do Setembro Amarelo estão sendo realizadas em Itapema para promover a saúde e fortalecer a participação da sociedade ao falar sobre o assunto. É essencial que elas aconteçam para que todos possam se informar melhor sobre o tema. A Saúde Pública de Itapema e os profissionais que nela atuam têm um grande potencial para acolher o sofrimento das pessoas e para trabalhar com a promoção de saúde, seja em atividades coletivas realizadas pelas Unidades de Saúde (UBS) ou no atendimento diário realizado por médicos, enfermeiras, agentes de saúde e tantos outros profissionais que trabalham com o cuidado da população. São em ações como estas do Setembro Amarelo que as ansiedades, depressões e sofrimentos em geral são compartilhados. É um grande orgulho fazer parte de uma equipe que se empenha tanto para realizar o bem-estar da população e promover a saúde no município” afirmou Everton.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema